top of page

Mobilizações, Deslocamento de Armas e Forças, e Exercícios Militares a Pleno Vapor


Mais de 120 veículos militares armados (tanques e outros) foram despachados pelos Estados Unidos para a Latvia, país vizinho da Rússia, como parte da Operação "Resolução Atlântica". Conforme esclarece o website do Comando dos Estados Unidos na Europa, essa Operação, que envolve exercícios militares conjuntos e o estacionamento de unidades militares em países do leste europeu, permanecerá ativada pelo tempo necessário para tranquilizar os aliados e dissuadir a Rússia de conquistar a hegemonia regional.


A despeito da posição da França e Alemanha, contrários ao fornecimento de armas para a Ucrânia, o Subsecretário americano da Defesa disse que o governo americano continua a considerar a possibilidade de fornecer ajuda adicional de segurança para a Ucrânia, incluindo armas letais "defensivas". Noticia-se, a propósito, que os Estados Unidos prometeram à Ucrania o envio imediato de drones, mais de 200 veículos leves armados ou não (Humvees), e radares. Muito embora o acordo de Minsk tenha sido firmado e esteja sendo implementado, o governo americano anunciou um novo pacote de sanções contra a Rússia e os ucranianos separatistas.


A estratégia do governo americano com respeito à crise na Ucrânia e na Rússia pode soar um tanto dura, mas tem sido alvo de críticas por parte do Congresso, que a considera demasiadamente branda e pressiona por mais medidas retaliatórias, incluindo o envio de armas letais para a Ucrânia (medida essa que é apoiada abertamente pelo chefe do estado-maior das forças armadas americanas).


A Noruega, país nórdico que integra a OTAN, realizou o maior exercício militar desde 1967 no norte do país, próximo da sua fronteira com a Rússia. Participaram do exercício 5000 soldados e mais de 400 veículos, aviões, navios e submarinos.


Ações como essas, vinculadas à Operação "Resolução Atlântica", geram respostas por parte do outro lado. A Rússia está realizando uma série de exercícios militares para treinar condições de mobilização plena em caso de guerra. Começando no dia 16 de março, toda a frota naval do Norte está mobilizada em exercícios militares (41 navios de guerra, 15 submarinos, 110 aviões e 38000 marinheiros). Ao mesmo tempo, a Rússia anuncia exercícios militares com suas forças de comunicações no Distrito Militar do Leste, exercícios da força aérea na Sibéria, e exercícios de unidades de artilharia no Distrito Militar do Sul (que inclue a Criméia), entre outros. No total, 4000 exercícios militares envolvendo diversas unidades das forças armadas russas estão previstos para o ano de 2015. Outro movimento importante decidido pelo alto comando militar russo foi a transferência de caças e bombardeiros, assim como sistemas de mísseis Iskander, para o enclave russo de Kaliningrado. O Iskander é um míssil balístico de curto alcance (até 400 kms) que pode carregar ogivas convencionais diversas e ogivas e nucleares.


  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Últimas postagens
Fique sempre a par! Assine a newsletter do Panorama.
bottom of page