Após Fukushima, Novas Revelações Sobre a Indústria Nuclear
A imprensa alemã noticiou que 28.500 barris com material radioativo estão depositados no Canal Inglês,que fica entre o Reino Unido e a França. São aproximadamente 17.224 toneladas métricas de material radioativo oriundos do Reino Unido e da Bélgica, correspondentes a mais de 60 trilhões de bequereis. Revelou-se também que duas plantas nucleares de grande porte, uma na França e a outra no Reino Unido, construíram um duto submarino de enorme extensão que utilizam para despejar seu lixo nuclear no mar. Qual o efeito dessa poluição nuclear marítima? Um biólogo molecular entrevistado mostrou uma minhoca que apresentava 2 a 3 mil vezes mais radiação do que o meio-ambiente, e comentou que caranguejos já mostravam danos nas suas células reprodutivas. O maior problema, no entanto, foi detectado na planta nuclear britânica em Sellafield, da qual plutônio estaria sendo despejado no mar e acumulado na orla.
O número de barris com material radioativo pode parecer assustador, mas a realidade é que há áreas dos oceanos com um acúmulo ainda maior de lixo nuclear. Por exemplo, somente na costa da Califórnia foram despejados mais de 110.000 barris com lixo nuclear. Existe um tratado internacional (que data de 1972) para coibir a prática do despejo de resíduos no mar, e uma emenda de 1993 ao tratado expressamente proíbe o despejo de material nuclear, mesmo que tido como de nível baixo de radiação. Entretanto, a convenção não parece estar sendo devidamente cumprida por todas as partes.
Enquanto isso, eventos de morte ou doenças estranhas que atingem um número grande de espécies animais continuam a ser reportados na costa Oeste dos Estados Unidos, Canadá, e países latino-americanos que beiram o Pacífico. Na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, os seguintes eventos foram registrados: milhares de pássaros mortos aparecem na praia; centenas de focas, morsas e ursos polares surgiram com perda de pêlo, feridas abertas, e pulmões congestionados, e sua população tem diminuído; a população do salmão está num nível historicamente baixíssimo, tendo reduzido em mais de 80%; o peixe arenque do Pacífico está apresentando hemorragia pelos olhos, barriga e aletas; o número de baleias assassinas tem declinado consideravelmente, apresentando um alto grau de mortalidade. Lembrando o que já foi noticiado sobre Fukushima, mais de 400 toneladas de água altamente contaminada escoam diariamente para o oceano Pacífico desde 2011 .