top of page

Os Espólios da Ucrânia


Na Notícia "A Intervenção Ocidental na Ucrânia", já mostramos como o Ocidente - e particularmente os Estados Unidos - estava investindo capital financeiro e político para trazer a Ucrânia para a União Européia e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), nem que para isso precisassem remover do poder o então presidente eleito. Os Estados Unidos chegaram a articular a composição do governo que substituiria o governo ainda em exercício do presidente Yanuyovch.


Três novos desenvolvimentos demonstram que os interesses na Ucrânia não são apenas políticos e estratégicos mas também econômicos e financeiros. Primeiramente, em junho desse ano foi anunciado que o filho do vice-presidente dos Estados Unidos tinha sido contratado como diretor de uma grande empresa ucraniana que trabalha na área da energia (petróleo e gás natural). A empresa, chamada Burisma, atua também na Criméia (hoje sob controle da Rússia) e no leste da Ucrânia (que procura se tornar independente).


De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), a Ucrânia diminuiu (isto é, vendeu) suas reservas de ouro em mais de um terço somente no mês de outubro. A própria Diretora do Banco Central Ucraniano admitiu em recente entrevista que a Ucrânia tem apenas uma pequena quantidade de ouro, que corresponde a 1% das suas reservas cambiais, o que significa que o país perdeu mais de 20 toneladas de ouro das suas reservas. A venda de ouro no atual cenário, onde o preço do ouro está muito baixo, seguramente importou numa perda enorme de divisas para o país, um ato comercial de insanidade. Mas há ainda um outro agravante: circula a notícia de que logo após o golpe que derrubou o presidente Yanuyovch, as reservas em ouro da Ucrânia teriam sido transportadas por avião para um lugar não sabido (alguns apontam o Banco Central de Nova Iorque).


Por fim, o governo da Ucrânia decidiu nomear três estrangeiros para cargos-chave da administração. Uma americana, empresária e ex-servidora do Ministério das Relações Exteriores dos Estados Unidos (State Department), foi nomeada para chefiar o Ministério das Finanças. O ministro da Economia é um banqueiro investidor nacional da Lituânia. Por fim, o Ministro da Saúde é um cidadão da Geórgia que já ocupou um cargo ministerial naquele país. O que deve ser acompanhado, agora, é se as riquezas naturais e a infraestrutura da Ucrânia serão privatizadas, isto é, vendidas a preço de banana para investidores estrangeiros e oligarcas nacionais.


E para ter certeza de que o fluxo de informação e de mensagem será controlado centralizadamente, o governo da Ucrânia decidiu criar o Ministério da Política da Informação. Os jornalistas independentes e ativistas de direitos humanos da Ucrânia estão chamando o novo órgão de 'Ministério da Verdade',uma referência ao centro de controle de informações do Estado totalitário descrito por George Orwell no seu livro 1984.


  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Últimas postagens
Fique sempre a par! Assine a newsletter do Panorama.
bottom of page