top of page

A Crise na Ucrânia Gera Mobilização Militar dos Dois Lados - Parte I


Na medida em que as relações diplomáticas e comerciais entre a União Européia-Estados Unidos-Canada-OTAN e a Rússia se deterioram, as forças armadas de cada lado são mobilizadas para treinarem em cenários de uma possível guerra futura. Veja, abaixo, alguns exemplos da mobilização Ocidental em preparação para um eventual conflito com a Rússia:

  • Em setembro de 2014, 1.300 tropas de 15 países - incluindo a Ucrânia, os Estados Unidos, e países da OTAN e da Parceria da Paz - realizaram um exercício militar chamado "Rapid Trident" em Yavoriv, Ukraine, perto da fronteira entre a Ucrânia e a Polônia.

  • Em outubro e novembro de 2014, os Estados Unidos participarão de um exercício militar chamado Combined Resolve III com forças da OTAN e de nações parceiras na Alemanha.

  • Em outubro de 2014, a OTAN conduziu um exercício militar no Norte da Itália,chamado de Steadfast Noon 2014, simulando um ataque nuclear contra um inimigo não determinado. O exercício envolveu o emprego de bombas nucleares dos Estados Unidos na Europa e aviões militares de 7 países da OTAN. A Itália sedia 70 das 180 armas nucleares dos Etados Unidos estacionadas na Europa.

  • Em Outubro de 2014, os Estados Unidos e a Hungria realizaram um exercício militar conjunto ao oeste de Budapeste, e segundo o Primeiro-Ministro da Hungria, o objetivo seria simular situações de guerra na Ucrânia.

  • Em Outubro de 2014, a OTAN efetuou o maior exercício militar naval dos últimos cinco anos, numa operação chamada "Noble Justification". O objetivo era consolidar o componente marítimo da Força de Reação Rápida da OTAN. O comandante do Comando Marítimo da OTAN justificou a importância do exercício mencionando que "os incidentes na Ucrânia e o comportamento Russo nos meses recentes criaram uma nova relação entre o Ocidente e a Rússia, e a OTAN está respondendo de forma correspondente". Para o ano de 2015, a OTAN planeja o maior exercício militar naval das últimas duas décadas, a ser chamado de "Trident Juncture".

  • Em Novembro de 2014, a OTAN realiza exercícios militares na Lituânia, com a participação de tropas de 9 países membros da OTAN, numa operação denominada "Iron Sword 2014". Essas manobras militares dão seguimento aos exercícios realizados na Latvia e na Turquia em Outubro.

  • Significativamente, a Polônia e a Estônia, membros da OTAN, solicitaram o estabelecimento de bases militares permanentes da OTAN em seus territórios. Justificam o pedido com base numa alegada ameaça direta militar que vem do Leste (Rússia). Nesse meio tempo, a Polônia anunciou que vai transferir milhares de soldados para 3 bases militares situadas na sua fronteira leste. O ministro da defesa explicou a decisão fazendo referência à crise da Ucrânia e à Rússia: "A situação geopolítica mudou, e nós temos a maior crise de segurança desde a Guerra Fria e nós precisamos tirar conclusões disso".

  • Os Estados Unidos anunciaram que irão manter, até 2015, tropas estacionadas temporariamente nos países Bálticos e na Polônia. O comandante das forças americanas na Europa disse que as forças permanecerão pelo tempo necessário para "deter a agressão russa".

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
Últimas postagens
Fique sempre a par! Assine a newsletter do Panorama.
bottom of page