Efeitos de Baixas Doses de Radiação na Dieta Alimentar de Animais - Fukushima
Um estudo conjunto das Universidades japonesas de Reyukyus e Nagasaki revela que o lixo nuclear de Fukushima está envenenando as borboletas desde o seu estado de larva.
"Nós examinamos os efeitos de dietas contaminadas com baixas doses de cesium...A taxa de mortalidade aumentou linearmente de acordo com o aumento do cesium (detectado na dieta alimentar).
Notadamente, a taxa de mortalidade do grupo de borboletas de Koriyama foi de 53% na primeira geração...Nós descobrimos várias anormalidades morfológicas nos adultos sobreviventes...raras e severas anormalidades podem estar relacionadas aos efeitos de uma dieta contaminada. Somente 3 dos que comeram das folhas contaminadas de Okinawa (1760 kilômetros de Fukushima Daiichi) mostraram anormalidades morfológicas menores...Como observado na primeira geração de borboletas, as várias anormalidades morfológicas foram detectadas na segunda geração sobrevivente de adultos...taxas de anormalidade e mortalidade muito altas foram registradas...efeitos de baixa-dose de radiação foram claramente detectados...resultados sugerem que a ingestão de baixa dose de aproximadamente 100 Bq/Kg pode ser seriamente toxico para determinados organismos...Os efeitos biológicos da ingestão de dietas contaminadas foram mais severos na segunda geração. Veja o estudo completo (em inglês) aqui.